SUBSCREVA NOSSO FEED FEED DE COMENTÁRIOS

Você sabe o que é Caviar?

Postado por Educação Ativa quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uma das iguarias mais caras e mais valorizadas do mundo gastronómico, o "caviar" consiste em ovas de "esturjão", não fertilizadas envoltas por uma solução salina.
O "verdadeiro" caviar tem procedência, principalmente de dois países, Irã e Rússia.
Estas ovas, são colhidas por pescadores do "Mar Cáspio", principalmente de uma espécie de peixe conhecida como "Esturjão Beluga", que é conhecida por fornecer o melhor caviar do mundo.

Até algum tempo atrás, uma fêmea de beluga, quando "ovada" continha até 25 % do seu corpo de ovas de caviar, o que nos últimos 5 anos não acontece mais, além disso a quantidade de beluga tem diminuído de uma forma vertiginosa, grande parte devido a problemas ecológicos e fatores naturais acontecidos no Mar Cáspio.
Principalmente por causa disto, o preço tem se tornado exorbitante, o que levou ao uso de ovas de outras espécies de esturjão e peixes, como forma de baratear e manter a disponibilidade de caviar.
O principal temor de Iranianos e Russos, é que aconteça o mesmo que aconteceu aos Estados Unidos, que no século XIX, eram os maiores produtores mundiais, mais que devido ao abuso e falta de controle, foram perdendo espaço e produção.
Os peixes mais usados além do beluga, são: Salmão e Bonfim (Bowfin).
Considerado um artigo de luxo desde então, foi se criando um certo ritual quanto a forma de preparo e de consumo da iguaria.
Regras foram estabelecidas e não observá-las é considerado um pecado irreparável.
Alguns deles são:
O caviar jamais deve ser servido com colheres de metal, pois pode comprometer o seu sabor.
Caviar verdadeiro, deve ser servido em colheres feita de ossos, madrepérolas, carapaças de tartaruga ou em finas e delicadas fatias de pão torrado.
Caviar deve ser comido de uma só vez, seja em colheradas ou em torradas, além disso deve ser brindado antes de levá-lo a boca.
Quando perguntado a um gourmet, o que tem de tão especial o caviar, a resposta é imediata....
O que mais me atrai é imensa explosão de sabores e aromas sedutores, que sinto exalar em meu paladar.... pois é.., cada um com seus desejos, ambições e sonhos né?

                                                                     Leia também
                                                     As comidas mais caras do mundo
                                                                        






















OUTRAS RECEITAS

Pesquisar este blog

COMPARTILHE

VISITANTES

SEGUIDORES

MEUS BLOGS PREFERIDOS