SUBSCREVA NOSSO FEED FEED DE COMENTÁRIOS

Yogurte de Abóbora com Chantilly e Nozes

Postado por Educação Ativa segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


Quando mais novo, era costume na casa de minha avó, termos doce de abóbora como sobremesa.
Ainda me lembro, que antes do fim do almoço, eu ficava muito ansioso, esperando aquele doce quase avermelhado e cheio de coco ralado dentro.
Minha avó faleceu, e durante muitos anos fiquei sem sentir novamente o sabor exuberante daquele doce que fez parte da minha infância, e das deliciosas lembranças daquela época..
A alguns anos atrás, quase no começo da minha carreira como chef,  fui trabalhar com uma senhora, de idade um tanto avançada, em um restaurante de comida caseira.
Para minha surpresa, em um dia no café da manhã, ela me apareceu com aquele doce, que tanto me seduziu durante a minha infância, e que agora voltaria a fazer parte do meu cardápio, não em todos os dias, mas sempre que eu quisesse sentir, bem pertinho de mim, um pouco da presença da minha avó.
Como não poderia deixar de ser, toda boa receita acaba sendo reescrita, e novos ingredientes e novas formas de prepará-la, acabam aparecendo.
Dividimos hoje com vocês, uma releitura desta receita, desta vez com yogurte, chantilly e nozes, grosseiramente picadas.
Bom apetite!!!!!!!!!!

Ingredientes: para o doce abóbora
  1. 400 gr de abóbora (cabotiá)
  2. 200 gr de açúcar
  3. 1 pau de canela
  4. 2 cravos
  5. 1 xc de água
  6. 100 gr de coco fresco ralado (opcional)
Ingredientes: para o yogurte
  1. 200 ml de creme de leite fresco (nata)
  2. 400 ml de yogurte natural
  3. 1 colher (chá) essência de baunilha
  4. 50 gr de açúcar
Ingredientes: para o chantilly
  1. 400 gr de creme de leite fresco ( nata)
  2. 100 gr de açúcar
  3. 100gr de nozes (grosseiramente picadas)
Preparo:

Em primeiro lugar, vamos preparar o doce de abóbora.
Pique a abóbora em pedaços pequenos, de mais ou menos 3 cmts, junte a água, o açúcar e leve ao fogo médio para cozinhar.
Mexa sempre até começar a desmanchar e se tornar pastoso.
Nesse instante, coloque a canela e o cravo.
Deixe no fogo, por mais 10 minutos e retire.
Agora com o doce, já pronto mas ainda quente, retire o cravo, a canela e se for do seu gosto acrescente o coco ralado.
Deixe esfriar naturalmente, não na geladeira.
Quando o doce já estiver frio, comece a preparar o yogurte.
Em um utensílio apropriado, coloque a nata  e o yogurte natural e misture suavemente.
Junte então o açúcar a essa mistura, e deixe descansar na geladeira por uns dez minutos, tempo em que a mistura vai se consolidar.
Retire a mistura de yogurte da geladeira, e junte a ela, o doce de abóbora que já estava frio.
Misture bem, mas com delicadeza, para que a mistura não fique " aguada".
Para fazer o chantilly, leve a nata (gelada, mas não congelada)e o açúcar para a batedeira, em velocidade média, de 3 A 5 minutos, tomando o cuidado para não passar do tempo, pois senão irá virar manteiga.
O ponto de chantilly, são picos firmes, então bata primeiro 3 minutos, verifique se os picos já se formaram e se estão firmes, senão bata mais 2 minutos.
Para montar a sobremesa, disponha 10 taças ou potes.
Cubra o fundo com uma colherada generosa de chantilly, complete a taça com yogurte de abóbora, cubra com pitangas de chantilly e finalmente salpique as nozes picadas.

Rendimento: 10 porções

                                                          Experimente também
                                                 Brownie de Chocolate com Nozes
                                                                 

6 Respostas para Yogurte de Abóbora com Chantilly e Nozes

  1. Hum, me deu uma enorme vontade de comer um. E muito bom depois das refeições comer um belo doce. Parabéns e te desejo uma bela semana.

     
  2. Jorge Purgly Disse:
  3. Que delicia!
    Parabéns pela receita que só de ler já dá agua na boca.
    Um abraço e sucesso para 2011!
    Jorge Purgly

     
  4. São 12:30 hs imagina, sem comentários.
    Abraços forte

     
  5. charles netto Disse:
  6. Parabéns pelo post e olha que não havia percebido aimnda que também se podia fazer: "YOGURTE DE ABÓBORA COM CHANTILLY E NOZES", gostei e ainda é para se ficar com água na boca enquanto se faz este comentário, legal mesmo...

     
  7. Sissym Disse:
  8. Hummmmm nunca comi, mas parece bom demais!

     
  9. Nara Disse:
  10. Nossa, só de ver já deu vontade. parabéns!

     

Postar um comentário

Obrigado, por sua visita e comentários.
volte sempre!

OUTRAS RECEITAS

Pesquisar este blog

COMPARTILHE

VISITANTES

SEGUIDORES

MEUS BLOGS PREFERIDOS